top of page
Buscar

“VOCÊ NÃO É TODO MUNDO!”

  • Foto do escritor: Dayse Santos
    Dayse Santos
  • 25 de set. de 2022
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de nov. de 2022

A célebre frase materna que continua valendo...


Acho que, se eu abrir a porta da geladeira agora, é capaz de sair de lá algum influenciador do nicho de finanças.


A contribuição dessas pessoas para a popularização do mundo dos investimentos é inegável. Lembro-me de uma época por volta de 2010 ou 2011, quando entrei no site do Tesouro Direto para tentar entender sobre esse tipo de aplicação e mais parecia grego... LFT, LTN, NTN-B, NTN-F...


Os canais do YouTube, no meu caso, especificamente o Me Poupe!, tornaram o mundo das finanças um lugar muito mais agradável.


Todavia, tudo na vida tem mais de um lado. A proliferação dos conteúdos acaba nos deixando mais confusos do que informados. E, acredite, excesso de informação pode sim ser prejudicial. E não sou eu quem está dizendo!


Além disso, todo influencer precisa produzir conteúdo! Ou seja, eles vão usar cada pequena mudança de mercado, cada alteração da taxa SELIC, cada queda da bolsa de valores para fazer um vídeo, um post no Instagram. E você fica sem saber o que fazer.


“Agora é Tesouro Direto...”


“Ahhh! A onda agora é investir em ações...”


“Criptomoedas? Como é isso?”


O pequeno mortal que só queria saber o lugar certo para onde mandar seu dinheirinho suado fica esmagado sem saber o que fazer. Agora a notícia já é outra, agora tem guerra na Ucrânia, agora já estão desdizendo o que disseram... E o que a pessoa faz? Nada! Isso mesmo! Nada! Exposição a excesso de informações e escolhas tende a paralisar nosso cérebro. É o que chamamos de “Paralisia da escolha”.




A pessoa fica frustrada e “quer saber? Deixa pra lá!”.


Também podemos ter outro cenário. No qual a pessoa vê todo mundo fazendo.


“Mas agora todo mundo está comprando cripto...”.

“Mas agora todo mundo está comprando fundos imobiliários...”.


Nosso cérebro trabalha com generalizações. Vemos duas pessoas fazendo, pronto!

“É todo mundo!”


Agora, a gente já cai em outra questão; o famoso FOMO, do inglês fear of missing out, que podemos traduzir como “medo de ficar de fora”. E aí a gente faz algo porque TODO MUNDO está fazendo.


Mas já diziam nossas sábias mães: “Você não é todo mundo!”


Sabia que existe algo chamado “Perfil do investidor”?


Não se trata de algo abstrato, é algo que quem se cadastrar em uma corretora para realizar investimentos precisa fazer. Você vai preencher uma série de perguntas e o teste vai dizer se você é um dos seguintes:


  • CONSERVADOR;

  • MODERADO;

  • AGRESSIVO.

Ficou com vontade de saber o ser perfil? Teste aqui e descubra. O modo como você vai encarar o mundo dos investimentos começa por essa análise.


A existência de tanto conteúdo sobre finanças é maravilhosa, mas a produção de conteúdo é massificada, ela atinge pessoas em diferentes fases enquanto investidores. A informação que serve para o seu colega que investe há 5 anos, pode não servir pra você que está começando.


Lembro que lá em 2015, quando a SELIC estava nas alturas, só se falava de Tesouro Direto, a taxa SELIC foi caindo, caindo, chegou a 2%... E os títulos dos vídeos eram: “a renda fixa está morta?”. Nesse momento, os olhos se voltaram para a renda variável (ações, fundos imobiliários, por exemplo).


Olhar para a renda variável fazia sentido para quem já estava com reserva de emergência formada, já tinha entendido o racional da renda fixa, e estava pronto para ampliar a diversificação. Mas, talvez, não fizesse sentido para alguém que estivesse começando naquele momento.


Devemos respeitar nosso perfil de investidor e nosso momento de vida. Esse perfil tende a mudar com o tempo, com o maior acúmulo de conhecimento e experiências, podemos assumir alguns riscos que não assumiríamos antes.


Não vale tentar burlar o teste só para poder investir em ativos de risco, hein! Você está preparado para lidar com oscilações de mercado? Tem estômago para ver uma ação cair e ficar de boa?


Não precisa correr! Respeite seu tempo e suas circunstâncias. Garanto que assim sua jornada como investidor será muito mais tranquila e gratificante.


Descobriu o seu perfil? Conta pra mim aqui nos comentários!


Texto por: Dayse Santos Arimateia

Especialista em Investimentos ANBIMA

Consultora de Investimentos CVM na Portfel Consultoria Financeira.


Publicado originalmente em 21 de maio de 2022.

 
 
 

Comments


protfel BRANCO horizontal com linha fina.png
Prancheta 54.png
Selo-ANBIMA-CEA-colorido.jpg
Grupo Primo Branco.png
bottom of page