Investimentos são pra você
- Dayse Santos
- 24 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de nov. de 2022
Se você não estava escondido em uma caverna nos últimos anos, deve ter observado o quanto tudo o que se relaciona ao mundo das finanças se tornou popular. Mais especificamente nos últimos cinco anos, conteúdos sobre investimentos se multiplicaram exponencialmente nas redes sociais.
Entretanto, o que são cinco anos ou até mesmo uma década em relação a anos e anos de crenças?
“Investimento é só pra quem tem muito dinheiro.”
“Ações é coisa pra rico.”

Certamente essas crenças têm uma razão de ser.
Até bem pouco tempo, muitos dos produtos de investimentos disponíveis não estavam ao alcance da grande maioria dos brasileiros. Se você quisesse ações de uma empresa, teria de comprar um lote padrão, o que equivale a 100 ações. Ou seja, se você quisesse adquirir ações da Ambev (empresa do ramo de bebidas), baseando-nos no valor do fechamento do dia 13 de março de 2022, teria de desembolsar algo em torno de R$ 1.450,00. Algo inimaginável para a esmagadora maioria dos mortais habitantes desse país. Atualmente, com o mercado fracionário, você pode compra quantidades menores, de 1 até 99 ações. Essa realidade trouxe as ações para mais perto do pequeno investidor.
Sem falar dos fundos imobiliários, que transformaram o sonho da maioria dos brasileiros, ter um imóvel para receber aluguel, em realidade. E o melhor, com valores de cotas que podem iniciar em R$ 10,00.
Não à toa, a bolsa de valores brasileira, a B3, chegou à marca de 5 de milhões contas de investidores em renda variável em janeiro deste ano.
A popularização dos produtos de investimento é um fato. Voltando à questão das crenças, o meu ponto aqui é que as coisas mudaram e estão mudando. Não é razoável continuar repetindo ideias que já não refletem a realidade.
Investimento também é pra você.
Texto por: Dayse Santos Arimateia
Especialista em Investimentos ANBIMA
Consultora de Investimentos CVM na Portfel Consultoria Financeira.
Publicado originalmente em 14 de maio de 2022.
Comentários