Com ou sem emoção?
- Dayse Santos
- 2 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jun. de 2023

Falei dos investimentos como uma espécie de moinho fazendo com que nosso dinheiro trabalhe para nós no texto chamado "Fiel no pouco, fiel no muito". Se não viu, só clicar aqui.
Hoje, meu objetivo é desfazer algumas ilusões.
Quando falamos de mercado financeiro e investimentos, muitas vezes a imagem que vem à cabeça das pessoas é aquele antigo pregão da Bovespa.
Galera gritando, aquela agitação…

Ou então nos lembramos dos filmes, O lobo de Wall Street, por exemplo, e passamos a encarar o mercado financeiro como aquela caricatura que o cinema apresenta.
O filme precisa ser emocionante. A sua vida de investidor não.
Algumas pessoas, encantadas pela caricatura, investem em ações sem conhecimento. Não entendem o racional por trás desse tipo de operação, perdem dinheiro, e saem de lá dizendo que Bolsa de valores é cassino.
Confesso que, quando comecei a pensar em investir, ações me pareciam a coisa mais arriscada do mundo.
“Deus me livre! Tem que ficar olhando direto…”
Nada como a falta de conhecimento para nos proporcionar pensamentos tão errados.
Ah! Se eu tivesse o conhecimento de hoje há dez anos!
Atualmente, o pregão da bolsa de valores está na palma da sua mão através de aplicativos de celular. Isso democratizou demais nosso acesso a esse universo que sempre pareceu tão distante.
Em 2006, um ano após a instituição do pregão eletrônico, foi extinto o famigerado pregão presencial que trazia toda aquela emoção para a bolsa de valores.

Foto: Jeremy Bezanger
Voltando à questão dos investimentos, existem diversos produtos financeiros que estão a nossa disposição. Há algumas semanas falamos da importância de se conhecer seu perfil de investidor. Esse será o ponto de partida para o estabelecimento seguro de uma estratégia de investimentos.
Investir não se resume às ações.
Existem os Títulos do Tesouro, os certificados de depósitos bancários (CDBs), fundos de investimento, fundos imobiliários, debêntures…
Um vasto mundo que pretendo desbravar aos poucos por aqui.
Ao contrário do que os filmes fazem parecer, o objetivo dos investimentos não é te deixar extravagantemente rico, mas remunerar nosso capital e preservar nosso rico dinheirinho da inflação.
Acredito que você tem sentido na pele o impacto dela nas suas recentes idas ao mercado…
Estou dizendo que não existe especulação no mercado financeiro? Claro que existe. Sabemos que existe!
Tudo na vida depende do uso que fazemos. Você pode entrar no seu carro, colocar o cinto e dirigir tranquilamente respeitando o limite de velocidade. Ou você pode não usar o cinto, beber e fazer racha pelas ruas. O instrumento é o mesmo: o carro.
Apenas saiba que investir geralmente é tão emocionante quanto olhar uma árvore crescer. Mas, se regar e cuidar, não demora e você vai estar desfrutando dessa sombra, seus filhos pendurados nos galhos e os frutos adoçando a sua vida.
Texto por: Dayse Santos Arimateia
Especialista em Investimentos ANBIMA
Consultora de Investimentos CVM na Portfel Consultoria Financeira.
Publicado originalmente em 04 de junho de 2022.
Comments